quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como nasce e como trabalha um piloto policial


Quando eu era criança, entre os 6 e os 10 anos de idade, meus pais me levavam para brincar num parque de diversões que existia na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

O parque era o TIVOLI PARK, que ocupava o lugar onde hoje é o PARQUE DOS PATINS.


O TIVOLI PARK tinha roda gigante, trem-fantasma, auto-pista, carrossel, montanha russa, montanha russa com looping, macaca Konga, carrinho bate-bate e muitas outras atrações… era um excelente programa de final de semana passar um dia inteiro no TIVOLI PARK da Lagoa.

Em uma das minhas visitas ao TIVOLI PARK me dei conta que, vizinho ao parque, existia um lugar que tinha "brinquedos" muito mais legais… era o HELIPORTO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, onde helicópteros operados pela Polícia Civil, pelo Corpo de Bombeiros e outros órgãos estatais pousavam e decolavam várias vezes ao dia.

Fui em direção aos helicópteros que pousavam e decolavam e a grade que dividia os terrenos do TIVOLI e do heliporto ficava bem atrás do trem fantasma.

Trem fantasma do TIVOLI PARK da Lagoa - anos 80

Desde que descobri isso, a minha maior diversão passou a ser acompanhar os pousos e decolagens dos helicópteros encostado na grade divisória dos terrenos. Percebi que aquele "brinquedo que voava com um ventilador em cima" me parecia muito mais legal do que qualquer atração do TIVOLI PARK.

Tenho certeza que foi nessa época que nasceu meu sonho de ser piloto de helicóptero. Afinal de contas, eu logo percebi que tinha gente muito feliz voando dentro daqueles "brinquedos"...

Eu deveria ter uns 7 ou 8 anos nessa época e, no colégio onde eu estudava (Colégio de São Bento) eu tinha uma aula semanal de "Desenho Artístico".

Era comum nas aulas de Desenho Artístico a gente colocar no papel situações vividas durante o final de semana. 

Numa dessas aulas, lá pelo ano de 1982/1983, eu produzi uma "obra de arte" que hoje serve como PROVA MATERIAL que ser piloto de helicóptero era mesmo o meu sonho de infância… 

Vejam no desenho abaixo, que ficou guardado dentro de uma pasta por mais de 30 anos, que tenho como provar ter realizado meu sonho de infância:


  
Para facilitar a compreensão a respeito da minha "obra de arte", segue a legenda:

Isto é a Lagoa Rodrigo de Freitas, vista do helicóptero


Isto é a praia de Ipanema, também vista do helicóptero.
Os pontos coloridos são as pessoas e não bolas!


Estes são os prédios e uma casa da zona sul do Rio. Perfeita reprodução, não?


Este é o sol, sempre feliz. Nunca vi um sol chorando…


Este era o nome oficial do órgão da Polícia Civil que operava no local.
Depois descobri que o órgão do Estado era a lendária CGOA
COORDENADORIA GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS


Para quem não percebeu, este é o helicóptero.
Reparem na riqueza de detalhes: podemos ver que trata-se de um 
helicóptero de configuração simples, com um rotor principal e um de cauda,
trem de pouso fixo (esquis) e aparentemente bastante robusto.
Estaria eu antevendo a compra do "Caveirão"??? kkk


Tenho que confessar que essa caligrafia horrorosa continua até os dias de hoje… 

Resolvi publicar em meu blog este desenho, relíquia guardada com carinho por meus pais e por mim durante 3 décadas, para provar algo que aprendi desde pequeno: se quisermos mesmo alguma coisa, temos que ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZES E FAZER TODO O POSSÍVEL PARA ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS.

(…)

Entrei para a Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da PMERJ no final de 1997. 

Em 21 de março de 2002 fui um dos fundadores do GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO (GAM) da PMERJ.

Em novembro de 2003, fui transferido do GAM para a CASA CIVIL, onde comecei a voar como copiloto no mesmo local onde eu assistia, do TIVOLI PARK da Lagoa, os "brinquedos que voavam com um ventilador em cima"…  

Ante todo o exposto, conclui-se: 

- Cuidado ao levar uma criança ao parque de diversões próximo a um heliporto… pode estar nascendo ali mais um piloto policial!!

Cmte Duton

Até aqui esta postagem está idêntica a que fiz no último dia 07 OUT.

A diferença começa agora: na noite desta quarta-feira dia 10 OUT 2012, o DISCOVERY CHANNEL inicia a trasmissão da série "ÁGUIAS DA CIDADE", reportagem sobre a rotina operacional do GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA (GRPAe) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

Em 2011 tive a grata oportunidade de voar com os águias da PMESP na Base de Radiopatrulha Aérea (BRPAe) de Campinas.

Durante 3 quinzenas pude aprender muito com os profissionais desse renomado Grupamento Aéreo, o maior e um dos mais tradicionais do Brasil.

Recomendo, para quem puder, assistir a série semanal "ÁGUIAS DA CIDADE" no Discovery Channel, às 22:20h (horário de Brasília), a partir de hoje, quarta-feira dia 10 OUT 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário