domingo, 4 de novembro de 2012

Treinamento de tiro embarcado para o CTO/2012

Na quinta-feira dia 01º NOV 2012 o GRUPAMENTO AEROMÓVEL (GAM) da PMERJ promoveu um treinamento de tiro embarcado do helicóptero para alunos do CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL (CTO/2012).

Alunos do CTO/2012 no Batalhão Tonelero da Marinha do Brasil

O treinamento de tiro embarcado serve para demonstrar para os futuros Tripulantes Operacionais a dificuldade encontrada para realizarmos esses disparos com segurança, ao mesmo tempo em que ensina aos alunos a necessidade de uma boa coordenação de cabine e a exigência de muita perícia para não atingir o rotor principal do helicóptero com um PAF, muito menos um inocente no solo.

No vídeo abaixo, filmado do assento do Comandante da aeronave, dois experientes Tripulantes Operacionais do GAM (CAR e BAR) realizam o tiro embarcado como treinamento de reciclagem, após a passagem de todos os alunos do CTO/2012.


Vídeo feito enquanto o co-piloto, que também é Comandante
de AS 350 e INVH, realizava as manobras para os disparos.


O treinamento foi realizado no BATALHÃO TONELERO, dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, sempre uma grande parceira da PMERJ.

Batalhão Tonelero dos Fuzileiros Navais: grandes parceiros!


Apoio de solo prestado pelos colegas FN


Curso de Tripulante Operacional do GAM: só os fortes sobrevivem!


Realizaram o treinamentos os seguintes Comandantes: RMO, DUT, ABC e MEN.

Os Tripulantes Operacionais do GAM foram: BAR, CAR, WJR, FAB e FEL.

O CTO/2012 começou há dois meses com 36 alunos. Na reta final do curso, apenas metade sobreviveu para participar do treinamento de tiro embarcado.

Aqui jazem os fracos… NUNCA SERÃO!!! kkk


O CTO/2012 realiza hoje, domingo dia 04 NOV 2012, um exercício de rapel do Vão Central da Ponte Rio-Niterói, que possui 75 metros de altura entre o nível da pista de rolamento e o nível médio do mar (linha d`água).

Esse feito do GAM foi realizado apenas pelo CTAM/2003, do qual tive a honra de ser o idealizador e Subcoordenador do curso. 

Nove anos depois, o GAM volta a realizar esse impressionante exercício, para fechar em grande estilo um dos cursos mais procurados da PMERJ, o CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL do GAM.

Vão e vençam, guerreiros do CTO/2012. A vitória está próxima!

Cmte Duton

Um comentário:

  1. Mesmo que por pouco tempo tive o prazer de fazer parte deste turno. Parabenizo a todos os futuros TRIPULANTES OPERACIONAIS, GUERREIROS E IRMÃOS, que já são vencedores. Quero parabenizar, também, toda a Equipe de Instrução pelo profissionalismo e companheirismo demonstrado durante o período que estive no CTO I/2012.

    Grande abraço a todos.

    Al. 33 CTO I/2012


    QUEM NÓS SOMOS ?!

    ResponderExcluir